marca nova ifma

Notícias

Conselho Superior aprova propostas de novos cursos e mestrados no IFMA

As propostas de uma licenciatura, duas especializações e três mestrados serão agora submetidas à Capes.

30Consupabril2016-94-700x467

Na 30ª Reunião do Conselho Superior (Consup) do IFMA, realizada na segunda-feira (26) no Auditório Zezé Cassas (Campus São Luís – Centro Histórico), foram aprovadas as propostas de criação de seis novos cursos: uma licenciatura, duas especializações e três mestrados interdisciplinares. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Natilene Brito, a aprovação da proposta nessa instância é um requisito para que a oferta do curso seja submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Licenciatura em Biologia – Contemplada pelo edital nº 22/2015, (Programa Nacional de Formação em Administração Pública), da Capes , a proposta do curso de Licenciatura em Biologia visa oferecer 30 vagas na modalidade educação a distância (EAD) no Campus Timon, com carga-horária de 3440 horas e duração de 4 anos. As informações referentes à proposta foram apresentadas pela diretora de Educação a Distância, Simone Santos, e pela chefe do Departamento de Ensino a Distância, Fabíola Monteiro.

Especializações – Já no Campus Imperatriz, a proposta é oferecer um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) na área de Gestão Pública também na modalidade EAD. Com carga-horária de 510 horas, 30 vagas e duração de 18 meses, o objetivo do curso é qualificar pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Para Caxias, foi apresentada a proposta da especialização em Ensino de Ciências, com duração de 18 meses e carga-horária de 450 horas. O objetivo é capacitar professores na área de Ciências Naturais e Matemática para a contextualização da ciência e tecnologia no cotidiano, além do uso de tecnologias a serviço da aprendizagem. A apresentação foi realizada pelo coordenador, Hélson Falcão.

30Consupabril2016-97rd

Mestrados – Duas das propostas de novos mestrados foram aprovadas pela PRPGI no Edital Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN). O projeto de criação do Mestrado Acadêmico em Sociedade e Educação, a ser oferecido no Campus Caxias, foi apresentado pela coordenadora-adjunta, Dayana Delmiro. A ideia é oferecer 10 vagas, distribuídas em duas áreas de concentração: 1) Trabalho, Educação e Economia Social; e 2) Sociedade, Cultura e Práticas Educativas. O público-alvo são graduados em Ciências Humanas e Sociais. A segunda proposta aprovada no edital foi do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada, que visa oferecer 15 vagas no Campus São Luís – Monte Castelo. A área de concentração é Computação Aplicada, com duas linhas de pesquisa: Modelagem computacional e Tecnologias computacionais. A terceira proposta foi apresentada pelos professores Cutrim Júnior e Luiz Marques: o Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, a ser oferecido no Campus São Luís – Maracanã, com área de concentração em Sustentabilidade Animal e Produtiva. A ideia é oferecer 16 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Produção agropecuária sustentável; Gestão de recursos naturais e resíduos agropecuários; e Tecnologia e segurança alimentar de produtos agropecuários.

Fonte: http://portal.ifma.edu.br

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Centro de Referência em Tecnologias, Educação a Distância e Programas Especiais - CERTEC
Av. Getúlio Vargas, nº 1 - Monte Castelo - São Luís-MA - CEP 65030-005
E-mail: certec@ifma.edu.br
Fone: (98) 98425-8683 | 3215-1880 | 3215-1881 | 3215-1882