Quem Somos

A Diretoria de Educação a Distância foi incorporada à estrutura organizacional do Instituto Federal do Maranhão por meio da Portaria Consup nº 04, de 25 de maio de 2009. Vinculada à Reitoria e com atuação sistêmica, pauta sua atuação nos mesmos propósitos e diretrizes dos cursos presenciais do IFMA, sob a missão de “promover educação profissional, científica e tecnológica, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável” (PDI 2014-2018).

Para o alcance da missão institucional, a Diretoria de Educação a Distância (Dead) tem o papel de auxiliar no desenvolvimento de sistemas pedagógicos em EaD cuja Política configura-se numa proposta com a finalidade de expandir, interiorizar e internacionalizar a oferta de seus programas e projetos.

Objetivando a formação profissional e cultural de pessoas que, por motivos diversos, apresentavam dificuldades ou encontram-se impedidas de frequentar estabelecimentos de ensino presencial, a Dead atua sob a perspectiva de promover oportunidades educacionais para grandes demandas, democratizando o conhecimento independentemente das condições de localização e deslocamento.

Para impulsionar e ampliar a oferta da educação no estado no Maranhão, a Dead, por meio de programas federais como a Universidade Aberta do Brasil – UAB e a Rede E-Tec, vem oferecendo diversos cursos cujo alcance visa tornar mais democrático o acesso ao ensino púbico e gratuito a distância. Para tanto, conta com os polos de apoio para a assistência presencial ao aluno, distribuídos em diversos municípios do Estado.

Atualmente, a atuação da EaD no Ifma abrange a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos profissionalizantes, Graduação e Pós-Graduação, cujo planejamento e acompanhamento é realizado por uma equipe de servidores, que exercem funções administrativas e pedagógicas, além de tutores e professores temporários.

O processo de ensino e de aprendizagem a distância dos cursos ofertados é mediatizado por um ambiente virtual de aprendizagem, chamado Plataforma Moodle. Por meio de login e senha privativos, o estudante tem acesso a recursos multimídia, ferramentas, dispositivos e atividades permanentes da disciplina, possibilitando o aprendizado a qualquer hora e lugar.